No Trustbill.pt(“Nós”) estamos comprometidos com a proteção e respeito pela privacidade do utilizador. 

 

A presente política (“Política”) explica quais as informações pessoais que podemos, mediante autorização do titular, recolher acerca dos visitantes do nosso website – https://www.trustbill.pt/(“Website”) -,  por que motivo e para qual finalidade as recolhemos, como são tratadas, e como é que as mantemos seguras. Alguns dos dados que solicitamos para tratamento podem ser dados sensíveis, como o IBAN, informações sobre consumo de energia e de outros serviços, e dedicamos especial atenção ao tratamento que damos a tais dados. Agradecemos que leia a presente Política atentamente para conhecer as nossas práticas relativamente aos seus dados pessoais e ao modo como estes são tratados.

Quem somos

A Trustbill.pt é a denominação comercial da nossa empresa, a Tarefa Heróica , Lda., uma plataforma de comparação financeira e uma sociedade unipessoal registada em Portugal com o número de pessoa coletiva 515448293. O nosso endereço é Avenida Almirante Reis 227, 5ºDt, Lisboa.

 

Será a Tarefa Heróica, Lda a responsável pelo tratamento de dados, conforme informado nesta política. O encarregado pelo tratamento de Dados (“DPO”) é Oliver Towndrow, co-fundador e CEO, que pode ser contactado através do seguinte contato: oliver@prometheus-ventures.com.

O que fazemos

Através de uma ferramenta desenvolvida por nós, é-nos possível avaliar qual a melhor oferta do mercado para cada cliente, relativamente a fornecedores de energia e pacotes TV, Net e Voz. 

A primeira fase do nosso serviço é a fase de análise das faturas do cliente. Com a análise feita, a nossa tool devolve quais seriam os custos do cliente caso este estivesse nas tarifas correntes de cada fornecedor e os resultados são enviados para avaliação do cliente.

 

A segunda fase inicia-se quando o cliente escolhe um dos fornecedores para onde mudar e dá autorização à Trustbill para fazer a mudança. Esta autorização vem na forma de um formulário que também recolhe as informações necessárias nesta fase, que serão especificadas, assim como o seu tratamento nesta política. Esta fase continua durante  todo o processo de inscrição, onde a comunicação ao novo fornecedor é feita pela Trustbill, e termina quando o nosso cliente for oficialmente um cliente do novo fornecedor.

 

A última fase, consiste na monitorização das contas após a mudança. Nesta fase, estaremos a avaliar o desempenho do consumo do cliente e continuamos a comparar a sua tarifa com as do mercado, voltando à segunda fase caso seja essa a vontade do cliente.



Tratamento dos dados pessoais e obtenção de autorização do utilizador

 

Na fase de análise, só é necessário recolher e tratar os seguintes dados presentes na fatura:

 

No mercado de energia:

  • Fornecedor atual

  • Tipo de tarifa (simples ou bi-horária)

  • Escalão de gás

  • Custo por dia

  • Custo por kWh (fora e no vazio, caso seja bi horária)

  • Média de consumo por mês em kWh

Utilizamos o valor médio de consumo por mês para estabelecer o perfil de consumo dos clientes, para definir qual a melhor tarifa do mercado para a intensidade de consumo de cada cliente e comparamos com a sua tarifa corrente para medir a poupança.

 

No mercado de telecomunicações:

  • Fornecedor atual

  • Pacote corrente

Utilizamos as informações anteriores, em conjunto com a opinião do cliente, para estabelecer o perfil do consumidor neste mercado. Utilizamos estas informações para avaliar qual é o pacote do mercado que equilibra da melhor forma três componentes: o preço, aquilo que o cliente gosta do pacote corrente e do que gostava que tivesse.

 

 Estes dados, considerados dados base, não são partilhados com nenhuma empresa terceira. 

 

Numa segunda fase, as informações que recolhemos do cliente através do formulário são as seguintes:

  • Nome completo

  • IBAN

  • Número de cartão de cidadão

Com estas informações, em conjunto com outros dados presentes na fatura – como o CPE, CUI, morada, NIF – poderemos dar início ao processo de mudança pelo cliente. Após esta fase, a resposta ao formulário é eliminada dos nossos registos. 

 

Estes dados, considerados de alto teor de sensibilidade, são os únicos dados partilhados com os novos fornecedores, apenas para podermos realizar o processo de mudança.

 

Na fase de monitorização, usamos as mesmas informações necessárias na primeira fase, com o mesmo intuito. E nesta fase, os dados continuam sem ser partilhados.

 

Quando utiliza o nosso Website, pedimos-lhe para introduzir informações pessoais diretamente na nossa plataforma que posteriormente utilizamos para proceder à análise do seu consumo, ou para entrarmos em contato consigo, de forma a termos acesso às informações necessárias para a análise ou para darmos início à alteração de fornecedores. 

 

Poderá encontrar informação mais detalhada acerca da forma como efetuamos o tratamento e partilhamos as suas informações pessoais nesta Política.

 

O utilizador pode retirar a autorização a este tratamento em qualquer altura, entrando em contato connosco através do email contato@trustbill.pt ou utilizando os detalhes de contato abaixo.

Recolha e utilização de informações

As informações sobre o utilizador que são recolhidas quando utiliza o nosso Website são apenas aquelas que o utilizador decidir conceder. A todo tempo estas informações estão disponíveis para o utilizador, caso decida transferi-las, apagá-las, consultá-las ou retificá-las.

 

A tabela seguinte apresenta o tipo de informações pessoais que poderemos recolher acerca do utilizador e os fins para os quais as podemos utilizar.

Tipo de Informações

Finalidade

Informações que o utilizador nos poderá fornecer

As suas faturas de energia e de telecomunicações

Necessitamos de apenas uma fatura de cada mercado para termos acesso às informações necessárias para realizar a análise do seu consumo.

Mais concretamente para energia: a evolução do seu consumo anual, tarifa diária e por kwh, potência, tipo de horário. 

Mais concretamente para TV, Net e Voz: o seu pacote. 

Para a assinatura do contrato com o novo fornecedor, necessitamos de outras informações que estão presentes na fatura, como o CUI, CPE, Morada, NIF, partilhadas apenas com o seu novo fornecedor.

Informações de contato – endereço de email, número de telefone

Para fornecer ao utilizador informações, produtos e serviços que o mesmo nos tenha solicitado na transição para a segunda fase, e que sejam adequados às suas necessidades, incluindo a apresentação de orçamentos de comparação de preços e de alterações dos serviços. Tal poderá incluir a possibilidade de partilharmos com o seu fornecedor de produtos dados relacionados com o produto que adquiriu.

Para lhe enviar um email de confirmação do seu orçamento ou dos detalhes da conta.

Para informar sobre a existência de qualquer promoção ou concurso. .

Para o notificar acerca das alterações aos nossos serviços e para lhe enviar emails de serviço relacionados com a sua conta.

Também poderemos utilizar esta informação para efeitos de marketing direto, por exemplo, para lhe dar informações acerca de outros bens e serviços que fornecemos e que são semelhantes àqueles sobre os quais já solicitou informações ou para lhe apresentar um orçamento de renovação anual personalizado. Ao aceitar os termos e condições está a concordar com estes tipos de contatos mas poderá abster-se de os receber através do e-mail contato@trustbill.pt, ou respondendo aos contatos demonstrando a sua vontade.

IBAN

Para o preenchimento do ficheiro SEPA, um formulário que permite ao cliente fazer os pagamentos por débito direto

Nome completo e Cartão de cidadão

Para o processo de aderência ao novo fornecedor 

Perguntas e Respostas: Quanto gasta por mês?, que energias quer comparar?, qual é o seu fornecedor atual?, opções de contrato, quando trocou de plano de energia?

Alternativamente, caso não se sinta à vontade para partilhar a sua fatura de energia numa primeira instância, disponibilizamos um questionário com estas perguntas, cujas respostas permitem-nos fazer uma estimativa de quanto lhe poderemos poupar. As respostas do utilizador serão tratadas como dado sensível e não se destinam a qualquer outro uso de marketing, pesquisa ou tratamento.

 

A recolha de dados pessoais acerca do utilizador através da utilização que faz do nosso Website será efetuada apenas pela cedência voluntária do mesmo



Conservação das suas informações

Todas as informações que nos fornecer serão armazenadas nas nossas bases de dados alojadas na Google Drive da conta da Trustbill. Mantemos as devidas salvaguardas administrativas, técnicas e físicas adequadas para proteger contra a perda, utilização indevida ou acesso não autorizado, divulgação, alteração ou destruição das suas informações pessoais em conformidade com a legislação local aplicável. 

 

Infelizmente, a transmissão de informação via Internet não é totalmente segura. Apesar de fazermos o nosso melhor para proteger os seus dados pessoais, não podemos garantir a 100% a segurança dos dados do utilizador que são cedidos à Trustbill porque esta está dependente de servidores de terceiros, nomeadamente da segurança dos servidores da Google. Uma falha de segurança desta natureza poderia dar acesso a indivíduos com intenções maliciosas, as informações presentes nas suas faturas, ou se estivermos na fase de mudança, acesso aos dados de alto teor de sensibilidade, referidos anteriormente; qualquer transmissão é feita por conta e risco do utilizador. No entanto, faremos tudo o que estiver no nosso poder para garantir a segurança dos seus dados, como garantir que informações de login não cheguem a mãos de estranhos ao serviço e apagar os dados do formulário preenchidos pelo cliente.

 

Período durante o qual conservamos os seus dados pessoais

Só conservamos os seus dados pessoais durante a fase a qual são necessários devido à sua essencialidade para cumprir a finalidade para a qual foram recolhidos ou nos foram fornecidos (exceto quando uma obrigação legal exija que os mantenhamos por mais tempo).

 

Transferências das suas informações

Limitamos o acesso aos dados pessoais que recolhemos acerca do utilizador aos nossos funcionários e agentes dos fornecedores de produtos, sempre com autorização prévia do utilizador neste último caso, que acreditemos razoavelmente que necessitem de ter acesso às suas informações para lhe fornecerem as informações ou serviços que nos solicitou. Estes acessos são supervisionados pelo Encarregado pelo Tratamento dos Dados

 

Quando partilharmos informações com os fornecedores de produtos, estas entidades poderão agregar os dados pessoais do utilizador que recebam de nós com outros dados pessoais que já possuam acerca do utilizador nas suas bases de dados, por questões de gestão de relação comercial entre o cliente e o fornecedor, por questões de gestão de potenciais clientes, por obrigação legal, fiscal ou regulamentar, ou com o objetivo de divulgar os seus produtos e serviços. 

 

Iremos ainda divulgar as informações pessoais do utilizador a entidades governamentais ou entidades reguladoras caso sejamos obrigados a divulgar ou a partilhar esses dados pessoais de forma a cumprir uma obrigação legal ou para proteger os direitos, a propriedade ou a segurança, dos nossos clientes ou de terceiros. Isto inclui troca de informação com outras empresas e organizações para efeitos de proteção contra fraudes e redução do risco de crédito. 

 

Se transferirmos as suas informações pessoais, iremos fazê-lo sempre mediante condições restritas de confidencialidade e níveis de salvaguarda de segurança semelhantes. Pode obter mais detalhes acerca destas medidas de segurança contactando-nos através do email contato@trustbill.pt

 

Direitos do utilizador

Nos termos da legislação de proteção de dados da União Europeia, o utilizador possui os seguintes direitos:

  • Acesso. Pode contactar-nos em qualquer altura para solicitar o acesso às informações pessoais que possuímos sobre o utilizador. Iremos confirmar se estamos a efetuar o tratamento dos seus dados pessoais, fornecer detalhes das categorias de dados pessoais em questão e das razões para o tratamento. Também poderemos, mediante pedido, fornecer-lhe uma cópia das suas informações pessoais.

  • Retificação. Caso as informações que possuímos pareçam incorretas, não iremos utilizá-las nem permitir que outros as utilizem até as mesmas serem verificadas. Pode pedir-nos para corrigir ou completar os seus dados pessoais contactando-nos em qualquer momento. Na medida do possível, iremos informar qualquer pessoa que tenha recebido os seus dados pessoais de quaisquer alterações efetuadas aos mesmos.

  • Limitação. Em determinadas circunstâncias, poderá ser possível solicitar que limitemos a forma como tratamos as suas informações pessoais (ou seja, pedir-nos que continuemos a conservar os seus dados pessoais, mas que não efetuemos qualquer tratamento sem a sua autorização).

  • Eliminação. Poderá solicitar que as informações existentes na sua conta sejam eliminadas ou removidas. Tentaremos fazê-lo imediatamente e, na medida do possível, iremos informar outras entidades que tenham recebido as suas informações pessoais do seu pedido. Contudo, somos obrigados a controlar determinadas informações sobre transações, como compras anteriores e informações semelhantes, para efeitos de conformidade legal, pelo que, em determinadas circunstâncias, poderemos não conseguir eliminar totalmente as suas informações.

  • Receber/transferir os seus dados pessoais. Também poderá solicitar que lhe enviemos os dados pessoais que detemos acerca do utilizador num formato eletrónico acessível e estruturado ou solicitar-nos que enviemos estes dados para outra entidade. Tenha em atenção que caso opte por nos solicitar o envio dos seus dados pessoais para outra entidade, esse facto pode ter impacto na nossa capacidade de lhe fornecer os produtos e serviços que solicitou.

  • Objeção. Quando tratarmos as suas informações pessoais sem a sua autorização de forma a exercermos os nossos interesses legítimos, poderá opor-se ao tratamento que fazemos dos seus dados pessoais. Especificamente, quando utilizarmos os seus dados pessoais para o contactar para efeitos de marketing, poderá opor-se a esse tratamento em qualquer altura.

  • Reclamações. Caso se encontre dentro do EEE e acredite que o tratamento que efetuamos dos seus dados pessoais viola a legislação sobre proteção de dados, tem o direito de fazer uma reclamação junto da autoridade de controlo de proteção de dados adequada no país onde se encontra ou em qualquer local no EEE onde acredite que essa violação ocorreu. Pode encontrar uma lista das autoridades nacionais de proteção de dados da UE aqui. Poderá ainda contactar-nos em qualquer momento caso pretenda fazer uma reclamação sobre o tratamento que efetuamos dos seus dados pessoais.

Alterações aos seus detalhes ou preferências

É o nosso objetivo manter os nossos registos tão atualizados quanto possível. Pode rever, alterar ou eliminar os detalhes que nos forneceu através deste Website contactando-nos através do contato@trustbill.pt. Dependendo da sua localização e da natureza das nossas atividades de tratamento de dados pessoais, podem aplicar-se aos seus dados pessoais a legislação de jurisdições como por exemplo a da UE. Nesses casos, poderá ter o direito de nos solicitar para não efetuarmos o tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de marketing.

 

Pode fazer uso do seu direito de impedir esse tratamento contatando-nos através do contato@trustbill.pt. Tenha em atenção que caso nos solicite para eliminarmos os seus dados isso pode ter impacto na nossa capacidade para lhe fornecer os serviços que solicitou. Adicionalmente, poderemos monitorizar determinadas informações para efeitos de conformidade legal, pelo que, em determinadas circunstâncias, poderemos não conseguir eliminá-las por completo.

Cookies e tecnologias semelhantes

As entidades terceiras que nos fornecem serviços configuram e utilizam cookies e tecnologias semelhantes para distinguir o utilizador de outros utilizadores dos seus Websites e para melhorar o desempenho e utilidade dos mesmos. A utilização de cookies e de tecnologias semelhantes é normal em websites e aplicações através dos quais se reúnem informações sobre as suas atividades online. 

 

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Alterações à nossa política de privacidade

Quaisquer alterações futuras efetuadas à nossa política de privacidade serão publicadas nesta página e, quando apropriado, iremos notificá-lo por email. Verifique frequentemente para ver se existem atualizações ou alterações à nossa política de privacidade.

Como entrar em contato connosco

 

Quaisquer questões, comentários e pedidos relativos a esta política de privacidade são bem-vindos e devem ser endereçados para contato@trustbill.pt

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